O JAPONÊS É DESCENDENTE DAS DEZ TRIBOS PERDIDAS DE ISRAEL
AFIRMA PESQUISDOR JUDEU JOSEPH EIDELBERG

OS HEBREUS ANTIGOS NÃO ERAM LOUROS, NEM NEGROS,
MAS UM POVO DE OLHOS E CABELOS NEGROS
- DIÁLOGO -

Etimólogo Judeu Joseph Eidelberg
Publicou "O Povo Yamato era Judeu"

Os dois povos marcados por mistérios na história - os Japoneses e os Judeus: neles se encontram inúmeras semelhanças misteriosas. O etimólogo Judeu Joseph Eidelberg, foi atraído por tais mistérios e, durante 14 anos pesquisou a língua, a religião e a história do Japão. Ele declara: "o ancestral dos japoneses são Hebreus". Eidelberg lançou em dezembro de 1984 um livro intitulado "O Povo Yamato era Judeu".
O diálogo a seguir foi realizado em 1986, quando Eidelberg veio pela segunda vez ao Japão para suas pesquisas.

Joseph Eidelberg num templo Xintoísta em Kyoto onde serviu
Quando senhor esteve da outra vez, trabalhou num templo Xintoísta de Kyoto e encontrou várias semelhanças entre o antigo Judaísmo e o Xintoísmo. E desta vez, o que o senhor veio pesquisar?
Eidelberg - Pesquisei principalmente a região Nordeste. Averigüei dentro das várias canções folclóricas expressões só compreensíveis em Hebraico.

De certo, no Nordeste há canções que possuem expressões incompreensíveis para o Japonês atual como "Nanyadoraya". Porém, o fato de não se entendê-las em Japonês, embora possa explicar a chegada das expressões Hebraicas ao Japão, parece-nos que não comprova que o Japonês tenha se originado do Hebreu.
Na verdade eu pesquisei durante 14 anos as línguas do mundo inteiro. No mundo, a começar dos Maias, na América Central, há vários candidatos de herdeiros das "Dez Tribos Perdidas de Israel". Porém, nenhum deles possui tantas palavras originárias do Hebreu como o Japonês. Essas ultrapassam 3000 palavras. É importante salientar que se passaram mais de 2000 anos desde a chegada daquelas Dez Tribos a esta terra. Durante esse tempo a língua Japonesa recebeu influências principalmente do Chinês e do Coreano. Não obstante, descobri ainda outras cerca de 500 palavras. Essa realidade só se encontra no Japonês dentro do mundo inteiro. 

Quantas línguas o senhor domina?
Russo, Francês, Alemão, Persa, Ídiche, Árabe, Hebreu... o Japonês não falo, mas sei distinguir entre pronúncia ON e KUN.
Agora estamos conversando em Inglês.
Sim, verdade. Estudei Física nos Estados Unidos.

Certamente esse amplo conhecimento lingüístico e os ideais científicos têm sido o seu alicerce. Porém, dentro do Japonês há muitas palavras Chinesas. As Dez Tribos Perdidas não teriam permanecido e se integrado à cultura Chinesa? Os Japoneses não estariam se utilizando das palavras saídas dessa cultura?
Na verdade, parece que houve uma pequena sociedade hebraica na província de Konan. Segundo tradição, eles se estabeleceram ali durante o período Kan e permaneceram até por volta de 1850. No início a minha pesquisa também estava por terminar ali, porém encontrei uma antiga lenda na região Bahara. Segundo essa lenda, as Dez Tribos expulsas do Reino de Samaria, vagueram pela região oriente, atravessando o continente asiático e se estabeleceram num país além da China. Portanto comecei a pesquisar o Japão e encontrei inúmeros resquícios da antiga língua Hebraica. 

Quando o senhor acha que isso aconteceu?
Provavelmente na época da expedição do Imperador Jinmu para leste. Logo após as Dez Tribos deixarem Samaria, se iniciou aquela expedição. O nome oficial do imperador: Sumera Mikoto significa num dialeto do antigo Hebraico "O senhor Rei de Samaria" e o nome oficial do imperador Jinmu, "Kamu Yamato Iware Biko Sumera Mikoto" significa, "O fundador da nação Hebraica de Yahweh, o nobre (primogênito) de Samaria, seu reino".

Mas a distância entre Bahara e Japão é bastante grande. Será que ao chegar ao Japão não teriam se tornado um povo minoritário?
Por exemplo, quando no século XIII o povo Mongol passou a residir na Europa, a distância era muito maior, porém, não houve redução de seu número. Além disso, uma vez que atravessariam o mar (entre China e Japão), era preciso uma grande contingência.

Mas, certamente havia, na época, nativos vivendo no Japão. Mesmo que as Dez Tribos viessem quase que integralmente, não teriam eles se estabelecido em um determinado lugar e ser absorvidas pelos nativos e desaparecido?
Lendo Kojiki ou Nihon-shoki, parece que foram os nativos os acuados. Além disso, em termos gerais, os Japoneses foram formados por diversas raças. Creio que o ancestral direto dos Japoneses são as Dez Tribos. As principais estruturas políticas e o Xintoísmo também coincidem com os antigos costumes Hebraicos.

Quer dizer que para o senhor o antigo povo hebreu se tornou atual Japonês?
Sim, certamente o Judeu atual sofreu um processo de miscigenação e não é o mesmo de outrora, assim como houve mudança nos Japoneses. Porém, mesmo agora há Japoneses que se parecem Judeus e há dentro dos Hebreus traços mongolóides. 

Como eram os hebreus antigos?
Possuíam pele escura, cabelo negro e olhos negros. Certamente não eram nem louros nem negros.

"O rosto de Jesus" (ou melhor, provável rosto caracteristico do povo hebreu) divulgado pela BBC. Reconstituição feita na Universidade de Manchester tendo como base os vários crânios de Judeus do primeiro século. Possui característica típica de Oriente Médio.
O senhor disse anteriormente que a estrutura política do antigo Japão possuía característica Hebraica.
Existe a chamada "Renovação Taika". Na linguagem antiga se escrevia "TAIKWA". Essa palavra significa "esperança" na língua Hebraica. Provavelmente houve uma disputa entre os defensores do Xintoísmo e os defensores do Budismo, e os primeiros, saindo vitoriosos, determinaram as leis. Por isso as leis desta "Renovação TAIKWA" são baseadas quase que integralmente na Bíblia.

Geralmente se considera a influência Chinesa.
Não, com exceção de se usar uma coroa para a distinção das classes, não há nenhuma outra característica Chinesa. Tudo o mais pode ser verificado como tendo sido tirado do Antigo Testamento.

Parece-me que no livro o senhor afirma que até mesmo a palavra que designa a posição social é baseada no hebraico.
Sim, "AGATANUSHI" estabelecido por Imperador Jinmu é "AGUDA-NASI" e significa "o chefe do grupo" em Hebraico; "MIYATSUKO" significa "representante" em Hebraico.

Humm..., parece verdade que houve na antiguidade uma ligação incomum entre os dois povos, porém, se os Japoneses fossem o povo Hebreu, certamente possuiriam algo como o Antigo Testamento.
Esses são Kojiki e Nihon-shoki.

Volta à Página Anteror

A Origem dos Japoneses 8

Página Inicial