Quando senhor esteve da outra vez, trabalhou num templo Xintoísta de Kyoto e encontrou várias semelhanças entre o antigo Judaísmo e o Xintoísmo. E desta vez, o que o senhor veio pesquisar?
Eidelberg - Pesquisei principalmente a região Nordeste. Averigüei dentro das várias canções folclóricas expressões só compreensíveis em Hebraico.
De certo, no Nordeste há canções que possuem expressões incompreensíveis para o Japonês atual como "Nanyadoraya". Porém, o fato de não se entendê-las em Japonês, embora possa explicar a chegada das expressões Hebraicas ao Japão, parece-nos que não comprova que o Japonês tenha se originado do Hebreu.
Na verdade eu pesquisei durante 14 anos as línguas do mundo inteiro. No mundo, a começar dos Maias, na América Central, há vários candidatos de herdeiros das "Dez Tribos Perdidas de Israel". Porém, nenhum deles possui tantas palavras originárias do Hebreu como o Japonês. Essas ultrapassam 3000 palavras. É importante salientar que se passaram mais de 2000 anos desde a chegada daquelas Dez Tribos a esta terra. Durante esse tempo a língua Japonesa recebeu influências principalmente do Chinês e do Coreano. Não obstante, descobri ainda outras cerca de 500 palavras. Essa realidade só se encontra no Japonês dentro do mundo inteiro.
Quantas línguas o senhor domina?
Russo, Francês, Alemão, Persa, Ídiche, Árabe, Hebreu... o Japonês não falo, mas sei distinguir entre pronúncia ON e KUN.
Agora estamos conversando em Inglês.
Sim, verdade. Estudei Física nos Estados Unidos.
Certamente esse amplo conhecimento lingüístico e os ideais científicos têm sido o seu alicerce. Porém, dentro do Japonês há muitas palavras Chinesas. As Dez Tribos Perdidas não teriam permanecido e se integrado à cultura Chinesa? Os Japoneses não estariam se utilizando das palavras saídas dessa cultura?
Na verdade, parece que houve uma pequena sociedade hebraica na província de Konan. Segundo tradição, eles se estabeleceram ali durante o período Kan e permaneceram até por volta de 1850. No início a minha pesquisa também estava por terminar ali, porém encontrei uma antiga lenda na região Bahara. Segundo essa lenda, as Dez Tribos expulsas do Reino de Samaria, vagueram pela região oriente, atravessando o continente asiático e se estabeleceram num país além da China. Portanto comecei a pesquisar o Japão e encontrei inúmeros resquícios da antiga língua Hebraica.